• Background Image

    Seguro RC oferece segurança para profissionais da saúde

    27 de abril de 2020

27 de abril de 2020

Seguro RC oferece segurança para profissionais da saúde

Por Karina Lanzellotti Saleme*

O mercado de Medmal (seguro de Responsabilidade Civil dos estabelecimentos e profissionais na área da saúde) no Brasil é relativamente recente, mas, sem qualquer dúvida, apresenta um campo fértil para desenvolvimento. É cada vez mais comum que instituições e profissionais da área da saúde sejam acionados, tanto administrativa quanto judicialmente por alegadas falhas na prestação de serviços.

Inúmeros fatores contribuem para o aumento dessas demandas, tais como: maior conscientização dos pacientes, justiça gratuita, crise econômica e confusão entre erro médico e evento adverso.

Sob a ótica jurídica, a relação entre médico e paciente é vista como fornecedor e consumidor, posto que o profissional possui estudo, vivência e conhecimentos técnicos, de forma que o paciente se torna vulnerável, hipossuficiente perante o detentor das informações. Devido a esta posição, caso ocorra algum dano ao paciente, este terá grande facilidade para pleitear indenização.

Não há dúvidas que todos os profissionais da área da saúde estão expostos a insatisfação dos pacientes, independentemente se cometem alguma falha técnica ou não. Assim, uma apólice de Responsabilidade Civil Profissional dará tranquilidade financeira, caso eles sejam processados.

Entretanto, é necessário que o corretor de seguros esteja capacitado para escolher o produto que melhor se adapte às necessidades de seu cliente e, quando ocorrer o sinistro, ele tenha a segurança de que não haverá aborrecimentos junto às companhias de seguros.

Neste mesmo sentido, é importantíssimo que no momento em que o profissional da saúde receber uma citação judicial ou administrativa, questionando seus atos médicos, conte ao seu lado com profissionais competentes, incluindo corretor e advogado, que tenham conhecimento dos pormenores da Responsabilidade Civil Profissional e para que o oriente e saibam lidar com a situação, sempre muito delicada para ele.

A evolução do Direito e da medicina ocorrem diuturnamente, assim, como no mercado segurador do Medmal, em cujo segmento sempre há novos clausulados e abrangências específicas para cada área de atuação.

Desta forma, se o corretor de seguros realizar o curso de “Seguros de RC – Profissionais da Área da Saúde”, além de conhecer as referidas novidades, será possível ter acesso aos pilares básicos do assunto, assim como em relação à teoria e prática, com exemplos vivenciados por profissional que atua há inúmeros anos neste mercado.

Assim, uma vez adquirindo conhecimentos específicos e de alto teor prático, certamente, essas habilidades propiciadas pelo curso ajudarão o corretor de seguros a decolar em sua área de atuação neste mercado promissor ainda não totalmente explorado.

* Karina Lanzellotti Saleme Losito é advogada, pós-graduada em Direito Médico, Hospitalar, Laboratorial e Odontológico, e especialista em Responsabilidade Civil na área da saúde. Atua como professora da Unisincor/ Conhecer Seguros, escritora e gerente jurídica na área de RC Profissional Médica da Zênite Assessoria e Consultoria.