Sistema Financeiro Nacional


Currículo do professor

Sandra Regina Petroncare

Consultora com ampla experiência em Finanças e Análise Macroeconômica de Economias Abertas.
Bacharel em Economia pela FEA-USP e Mestre em Economia pela PUC-SP. Obteve as certificações CPA-10,
CPA-20 e CFP. Foi executiva de grandes bancos, nos quais atuou por 12 anos nos departamentos
econômicos e tesourarias. Também na montagem da Quest Investimentos, junto ao ex Ministro Luiz Carlos
Mendonça de Barros. Professora em cursos de pós-graduação em Escolas de Negócios e Finanças e tutora
em Ensino a Distância, com certificação pela FGV-RJ e atualizações pela LAUREATE. Possui ampla
experiência em treinamentos e certificações para o mercado financeiro.

Valor: R$ 130,00

Curso desenvolvido e apresentado pelos professores especializados em Finanças da empresa parceira Methas Iter Treinamentos.

O curso tem por base a Certificação Anbima CPA20 – excelente coluna dorsal para se obter conhecimento técnico e sólida formação no mercado financeiro brasileiro.

Objetivo

O objetivo específico do curso é inserir o aluno no ambiente do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Para tanto, são abrangidos os 4 mercados que compõem o Mercado Financeiro: monetário, de crédito, de capitais e cambial. Na sequência, o aluno é apresentado à já atualizada composição do SFN, com todas as especificidades dos órgãos normativos, supervisores e operadores. Soma-se a esse programa o papel da Anbima no mercado financeiro e a ICVM 554, que definiu os tipos de investidores brasileiros de acordo com sua capacitação técnica e volume de investimentos.

Ementa:

  • Órgãos de Regulação, Autorregulação e Fiscalização:
  • Conselho Monetário Nacional – CMN – principais atribuições: fixar as diretrizes e normas da Política Cambial, Monetária e de Crédito.
  • Banco Central do Brasil – Bacen – Principais atribuições: executor de diretrizes e normas do CMN e supervisor de Instituições Financeiras. Executor das Políticas Monetária e Cambial.
  • Comissão de Valores Mobiliários – CVM – principais atribuições: fixar e implementar as diretrizes e normas do mercado de valores mobiliários; fiscalizar as companhias abertas, a Bolsa de Valores, os agentes do mercado de capitais e os Fundos de Investimento; dar proteção aos investidores; assegurar a lisura nas operações de compra e venda de valores mobiliários.
  • Superintendência de Seguros Privados – SUSEP – principais atribuições; controle e fiscalização dos mercados de seguro e previdência complementar aberta; fiscalizar a constituição, organização, funcionamento e operação das Sociedades Seguradoras e Entidades de Previdência Privada Aberta; proteger os investidores desses mercados.
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC – principais atribuições: fiscalizar e supervisionar as Entidades Fechadas de Previdência Complementar e de executar políticas para o regime de previdência complementar; autorizar a constituição e o funcionamento das EFPC, bem como a aplicação dos respectivos estatutos e regulamentos. Promover a mediação e conciliação dos participantes, assistidos, patrocinadores ou instituidores com os planos.
  • ANBIMA: atribuições. O papel da ANBIMA e as atividades desenvolvidas: representação, autorregulação, informação e educação. Condução dos processos de Regulação e Melhores Práticas das Instituições e dos Mercados. Relevância para os profissionais do mercado, instituições participantes e os investidores.
  • Código Anbima de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada
  • Bancos Múltiplos: Principais carteiras (comercial e investimento); funções e atribuições: underwriting, negociação e distribuição de títulos e valores mobiliários; administração de recursos de terceiros; intermediação de câmbio; intermediação de derivativos
  • Distribuidoras e Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários e de Futuros: Principais atribuições: intermediação de títulos e valores mobiliários; compra, venda e distribuição de títulos e valores mobiliários por conta e ordem de terceiros.
  • Investidores Qualificados, Investidores Profissionais e Investidores Não-Residentes.
  • Questões resolvidas com base da Certificação Anbima CPA20.

Modalidade do curso: curso a distância (online)

Modalidade de ensino:

  • Ensino a Distância (curso online). Toda as atividades são online, via Internet!!
  • Metodologia de ensino online Unisincor:
  • Você tem acesso ao curso durante 90 dias, sem limitações
  • Vídeo aulas: são 8 aulas, com duração total de 130 minutos. Assista às vídeo aulas no seu próprio ritmo, quando quiser!
  • Você tem acesso às cópias dos slides utilizados pelo professor nas vídeo aulas!
  • Questionário final: são testes com questões de múltipla escolha, realizados online. São muito bons para ajudar na fixação do conhecimento!
  • Tira-dúvidas: você pode tirar dúvidas com os professores da Unisincor, via Fórum!
  • Número de horas para você realizar o curso: reserve um mínimo de quatro horas para você realizar as atividades deste curso. Mas, é claro, essas horas poderão ser distribuídas da maneira que você achar mais adequada. Lembre-se: nos cursos online, é você quem define os seus horários de estudo.

Para aplicar um cupom, você precisa fazer login.

Sobre Nós


Quem Somos
Contato

Contato


Rua Libero Badaró, 293
29º andar - Cjs. 29 - ABC
Centro - São Paulo, SP
Tel.: (11) 5199-0555
WhatsApp: (11) 99482-5903
contato@unisincor.com.br